9) O REUMATISMO




Muitas alterações orgânicas são conhecidas como reumatismo; o termo, porém, designa apenas as dores decorrentes das mais diversas doenças.


O termo "reumatismo " é usado em clínica desde o século XVII e tem sido aplicado para identificar grande variedade de alterações que afetam os ossos, os músculos, os tecidos cartilaginosos, os va­sos sanguíneos e até a própria pele. São popularmente chamadas de reumatismo as dores nas articulações, nos membros, nas costas ou nos ossos. Cientificamente, a palavra não tem significado. Con­tudo, continua sendo usada devido à incapacidade de definir me­lhor as dores que constituem os sintomas de um elevado número de moléstias. Em outras palavras, como doença o "reumatismo" não existe.

Grande número de alterações classificadas como reumáticas afe­ia os tecidos de origem mesenquimal, sobretudo a substância inter-celular (que une as células). Essas alterações são frequentemente encontradas nas chamadas doenças difusas do tecido conjuntivo. Algumas delas são mal conhecidas, enquanto outras já foram estu­dadas mais afundo.

A forma mais comum de "reumatismo " é aquela em que ocorre degeneração da cartilagem articular (que separa os dois ossos da articulação), hipertrofia óssea (crescimento anormal do osso), ou, ainda, a formação de espículas ósseas (prolongamentos conhecidos como "bico-de-papagaio ").

Em geral, essas alterações provocam dores agudas quando a ar­ticulação é movimentada, cessando quando em repouso. As pessoas idosas estão mais sujeitas a esses distúrbios, que atingem prin­cipalmente as articulações que suportam maiores cargas (coluna vertebral, joelhos etc.). Constitui exceção a essa regra o apareci­mento de "caroços " nas articulações dos dedos das mãos, dando origem à osteartrite, comum em pacientes de idade.

As causas da osteartrite são pouco conhecidas. Acredita-se que seja decorrente do envelhecimento natural das células. Não obstan­te, tais processos degenerativos podem instalar-se também em in­divíduos jovens, devido a condições anormais que forçam as articu­lações: obesidade; problemas ortopédicos; posturas erradas ao per­manecer em pé, sentado ou deitado.

Diante da grande variedade de agentes provocadores dos sinto­mas reumáticos, torna-se difícil sua classificação. A cura é geral­mente trabalhosa, exigindo muita paciência e pertinácia do pacien­te e do médico.

Vários tipos de inflamações popularmente designadas por reumatismo: miosite (inflamação das fibras musculares); celulite (inflamação do tecido subcutâneo); bursite (inflamação das cápsulas articulares, estruturas que facilitam o deslocamento das superfícies ósseas); fibrosite (qualquer inflamação crônica) e neurite (inflamação do nervo).